O que é o Vechain?

A Vechain é uma criptomoeda que tem como fim otimizar os processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos e outros processos empresariais que, atualmente, são excessivamente complexos e ineficientes. Essencialmente, a VeChain promove isso através de sua blockchain. que torna capaz a vizualização de todas as informações linkadas a um produto – como seu armazenamento, modo de transporte e oferta total – através de uma única plataforma, algo que hoje é inviável já que essa informação se encontra dispersa ao longo de múltiplos agentes envolvidos na cadeia de suprimentos de uma empresa em particular.

Além de tornar o próprio processo muito mais eficiente, a Vechain também busca promover maior transparência ao mercado sobre os produtos consumidos. Assim, na compra de um produto mais sensível – como um medicamento, por exemplo – o cliente final pode saber as informações relevantes ao modo de armazenamento, temperatura, autenticidade, qualidade e meio de transporte daquele item específico que acabou de adquirir, diminuindo, assim, a assimetria informacional entre empresa e cliente, o que é também um dos objetivos definidos da plataforma segundo seu white paper.

Por isso mesmo, a Vechain vem chamando cada vez mais atenção do mercado, portanto, nesse artigo, vamos ver como ela funciona e quais suas perspectivas para o futuro.

 

Vechain: Origem, como funciona, e preço

 

A Vechain foi criada em 2015 como um token da rede ethereum pelo CIO (Chief Information Officer) da Louis Vitton da China, Sunny Lu. Em 2017, devido a falta de controle sobre a blockchain da ethereum, a vechain decide migrar para a sua própria blockchain, o que foi feito em junho de 2018 após um ICO (Initial coin offering) milionário, que arrecadou 20 milhões de dólares a época em ether.

O que é Vechain
Sunny Lu, fundador da Vechain

Um pouco antes disso, Vechain atingiu o seu preço histórico mais alto até o momento, batendo os 9,45 dólares em 22 de janeiro de 2018. Atualmente, a moeda está cotada em cerca de 7 centavos de dólar.

Além do objetivo de revolucionar o modo como se gerencia uma cadeia de suprimentos, a Vechain também tem a intenção de futuramente se tornar a plataforma de preferência para aplicativos descentralizados – os dapps – e ICO’s, Além de se tornar uma plataforma de intermediação entre objetos conectados a internet por meio da Internet das coisas (IOT, ou Internet of things)

 

        Como funciona a VeChain?

A Rede da Vechain se baseia em duas moedas: A VET propriamente e o Token VTHO. O VET é a moeda principal, a que é usada como reserva de valor na rede e para as transferências de valor por meio dos smart contracts e dos dapps que nesta operam.

A VTHO, por outro lado, é um token cujo nome vem da abreviação Vechain Thor energy, e é utilizado para pagamento dos custos de realizar transações na blockchain da Vechain. É mais ou menos como se fossem tokens para pagar o “gas fee” da vechain, em analogia a palataforma da ethereum.

Segundo o Whitepaper da Vechain, esse sistema de Dois tokens é utilizado para facilitar a governança da rede e gerar um modelo econômico previsível para o desenvolvimento dos aplicativos descentralizados na rede, já que o preço do VTHO é bem mais estável, sem a volatilidade do VET, a moeda que efetivamente é negociada. De fato, a falta de previsibilidade para os desenvolvedores é um dos problemas do ethereum, já que a mesma moeda negociada e altamente volátil – o Ether – também é usada para o pagamento dos gas fee para os colaboradores de cada projeto, gerando uma imprevisibilidade que pode prejudicar a conclusão desses projetos.

Além disso, cada usuário que mantêm uma certa posição de VET na rede ganha automaticamente VTHO diariamente, a uma razão de 0.000432 VTHO ganhos por VET por dia.

Outro ponto importante para entender como a Vechain funciona são os chips de identificação de radio frequência ou smart chips, que basicamente são chips acoplados aos produtos para que as informações relevantes para o gerenciamento da cadeia de suprimentos sejam enviadas para a blockchain da Vechain, permitindo o monitoramento constante dos produtos ao longo de toda a cadeia.

          Processo de votação na Vechain

O processo de votação é feito por meio do que é chamado de proof of authority, por meio do qual os votos são alocados de acordo com a quantidade de VET possuídos e submissão a regras de disclosure específicas. Por meio desse sistema, 20% dos votos são alocados aos usuários com pelo menos 1 milhão de VET e que não possuam a credencial KYC – Know your customer; 30% dos votos são alocados para usuários que possuam além dos 1 milhão de VET também as credenciais do KYC.

O KYC é um padrão internacional na industria de investimentos que obriga os conselheiros de investimento a possuírem conhecimento sobre o perfil dos investidores que assessoram, incluindo tolerância ao risco, grau de conhecimento e posição financeira atual, de modo a otimizar o processo e proteger tanto o cliente quanto o consultor.

Esses dois tipos de validadores são chamados de Master Nodes, e concentram a maior parte do poder decisório com 50% dos votos totais. Além dos já falados, a identificação completa dos usuário é um requisito essencial para que ele possa atuar como um Master Node e,. Os outros 50% dos votos da rede são distribuídos aos masternodes econômicos, que são utilizados apenas como uma forma de contrapeso ao poder político dos mater nodes na rede, recebendo, entretanto, um único voto para cada 10.000 VET mantidos na rede.

Apesar da descentralização das operações na rede, o pode de votação da Vechain é, de certa forma, concentrado nas mãos dos Masternodes, que são 101 no total. Os desenvolvedores do Vechain, entretanto, alegam que isso é feito dessa forma para conseguir uma balanceamento entre a descentralização da rede é a escalabilidade.

Será que vale a pena comprar Vechain?

A Vechain veio para tentar otimizar o processo de produção e a transparência em diversos mercado, tendo, com isso, um potencial de valorização enorme a longo prazo. Entretanto, existem alguns desafios técnicos a frente até que a rede possa entregar de modo perfeito o que promete, apesar de já ter conseguido fechar parcerias com empresas gigantescas como a Microsoft, Price Waterhouse coopers, Renault e várias outras.

Com todo esse potencial, muitas pessoas se perguntam onde comprar vechain. Por ser uma criptomoeda mais exótica, geralmente não é encontrada em todas as corretoras, mas é possível comprá-la na binance, caso você tenha entendido os riscos.

Lembrando que esse conteúdo não se destina a oferecer aconselhamento financeiro, mas apenas compartilhar informações úteis sobre essa criptomoeda. Qualquer investimento oferece riscos e é sua responsabilidade entender bem e pesquisar antes de investir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *