Os 5 melhores ICO’s de criptomoedas

Desde o lançamento da Ethereum em 2015, ICO’s são cada vez mais comuns no mercado de criptomoedas. Embora sejam sempre arriscados quando considerados do ponto de vista de um investimento, é fato que os maiores retornos que você pode potencialmente ter com criptomoedas geralmente se dão por meio da participação em um ICO, quando você tem a oportunidade de comprar, as vezes por centavos, moedas que alguns anos depois estarão valendo centenas ou até milhares de dólares.

Com o benefício da visão em retrospecto, vamos falar nesse artigo sobre os 5 ICO’s que entregaram os melhores resultados para os seus investidores, e o que possivelmente eles tinham em comum. Mas, primeiro, vamos ver quais os 3 tipos de ICO possíveis.

Os melhores ICOs criptomoedas

Tipos de ICO

 

De modo resumido, um ICO é basicamente um lançamento de uma nova criptomoeda ao mercado com o fim de obter os recursos que serão necessários para fazer frente a longa jornada de desenvolvimento, construção de uma blockchain suficientemente descentralizada e posteriormente listagem em uma corretora.

Os ICO’s marcaram uma clara mudança na tendência anterior de realizar o que era chamado de Fair Launch, por meio do qual o processo de mineração era iniciado de modo simultâneo por um grupo de mineradores, sem que ninguém pré-minerasse moedas iniciais ou pudesse participar em um lançamento inicial daquela moeda, tornando todos os detentores daquela moeda iguais em termos de oportunidades financeiras. Exemplos de moedas desse tipo são o Bitcoin, a Litecoin e até mesmo a Dogecoin.

No cenário ultracompetitivo atual do mercado cripto, o Fair Launch é uma mecanismo cada vez mais raro, sendo o padrão a realização de um ICO, que pode ser de três tipos:

ICO convencional (Initial Coin Offering)– É feito por meio de plataformas como a coinlist, que submete os projetos candidatos a um rigoroso processo de avaliação e seleção

 

IEO (Initial Exchange Offering) – É semelhante ao ICO convencional, com a diferença que é realizado por uma corretora de grande porte, como a Binance p. ex., que geralmente terá um processo ainda mais rigoroso para avaliar a credibilidade e qualidade dos projetos antes que eles sejam listados e oferecidos ao público por meio de um ICO

 

IDO (Initial Decentralized Offer) – Nesse caso, o ICO é realizado por meio de uma corretora descentralizada, como a PancakeSwap, Uniswap, SushiSwap e outras. Como corretoras descentralizadas não possuem nenhum órgão central para fazer avaliação dos projetos, esses costumam ser os ICO’s mais arriscados, não sendo raro que hajam muitos golpes de projetos fraudulentos, cujos fundadores simplesmente pegam o dinheiro de quem investiu no ICO e some do mapa.

 

Agora que você já conhece os 3 tipos de ICO’s, vamos a lista dos ICO’s que trouxeram o melhor retorno a seus investidores iniciais.

 

5 – Binance Coin (BnB)

 

Binance Coin foi lançada em Julho de 2017 a um preço de 15 centavos de dólar por token e arrecadou um total de 15 milhões de dólares. Para quem comprou BnB em seu ICO e reteve até agora, o retorno foi de 2000x o preço inicial. Caso esse mesmo investidor tivesse vendido no pico de cerca de 3.600 reais, no início de maio, o retorno seria de 4000x.

5 melhores ICO's

Como principais motivos para a ascensão do BnB podemos citar a sua utilidade, que vai desde descontos na Binance até a possibilidade de participar nos IEO’s da corretora, aumentando, assim, a demanda pela moeda. Além disso a queima gradativa de tokens BnB, tirando-os totalmente de circulação, também traz um importante fator de restrição da oferta que tende a forçar o preço para cima ainda mais.

 

4 – Neo

 

O ICO da Neo, em 2015, arrecadou um total de 17.5 milhões de dólares. Quem reteve a partir de seu preço inicial, de poucos centavos, já acumula no momento um retorno de 1000x. Já quem conseguiu vender próximo do pico conseguiu um retorno de 5000x.

Neo ICO

A Neo é considerada por muitos como a Ethereum chinesa, por ser a plataforma dominante de smart contracts naquele país. Infelizmente, para os detentores de NEO, a cripto poderia ter subido bem mais não fosse a baixa utilidade, já que é utilizada na plataforma apenas para governança. Mesmo as taxas de gás são pagas por meio de um token diferente, o que impede a plataforma de ter um crescimento no preço de seu token mais rápido a medida em que mais usuários passam a utilizá-la.

 

3 – IOTA

 

Para quem participou do ICO da IOTA. e conseguiu vender em seu pico, o lucro foi de impressionantes 10.000x sobre o valor investidos, transformando 5 mil reais investidos, por exemplo, em 50 milhões.

IOTA

A IOTA é uma plataforma de smart contracts que visa ser o pilar da Internet-of-things, a ideia de que, no futuro, todos os aparelhos – incluindo sua tv, geladeira, carro, etc. – estarão conectados a Internet. Essa expectativa entusiasmante para uma das tecnologias mais revolucionárias do futuro é o que tem feito a IOTA subir tanto de preço. Entretanto, ao mesmo tempo a sua oferta circulante aumentou de 1 bilhão para quase 2.8 bilhão desde 2017, e os documentos oficiais dessa cripto sugerem que ela poderá novamente ser alterada, o que implicaria em impacto negativos e significativos no preço caso um novo aumento da oferta se desse.

 

2 – Ethereum

 

A segunda criptomoeda mais conhecida do mundo também teve um dos ICO’s mais bem sucedidos e um dos melhores retornos entregues aos investidores até agora. Depois de arrecadar um total de 18 milhões e 300 mil dólares em 2014, a um preço de cerca de 30 centavos de dólar por ETH, essa cripto esta perto dos 2.100 dólares por unidade, um retorno de quase 7mil x o investimento inicial. Caso a venda fosse no pico de preço de 4.400 dólares, o retorno teria sido de 16 mil X!

ICO criptomoedas

Isso não é bem uma surpresa, considerando que a Ethereum foi a plataforma pioneira de smart contracts do mundo das criptomoedas. Hospedando a maior parte dos projetos Defi atualmente, a Ethereum conseguiu obter esse crescimento explosivo apesar de ser uma criptomoeda inflacionária, com sua oferta aumentando de 72 milhões para 116 milhões nos 6 anos de operação.

 

1 – NXT

 

Quem diria que uma criptomoeda tão desconhecida, rankeada atualmente na posição 703 por capitalização de mercado, teria dados os melhores resultados para os investidores no seu ICO.  A NXT foi lançada muito antes de ICO’s se tornarem algo comum, por meio de um usuário do Fórum Bitcoin Talk em 2013  e seu preço inicial, à época, era de 0.000168 centavos de dólar. Em seu pico, na Bull run de 2017, chegou a atingir o preço de 1.60-1.70 dólares, o que significou, para quem vendeu seus tokens nesse momento, um ganho de incríveis 100.000x em relação ao seu capital inicial, o que transformaria mesmo um investimento modesto de 100 reais em 10 milhões de reais, por exemplo.

O melhor ICO de criptomoeda

Atualmente, a NXT caiu bastante de preço e não parece estar conseguindo se movimentar de modo positivo. Apesar disso, essa criptomoeda continua tendo uma comunidade ativa e seu site oficial detalha todos os planos e próximos passos do projeto.

 

Conclusão

Os retornos aqui descritos são certamente impressionantes, mas um alerta se faz necessário: Todos esses cálculos foram feitos em cenários ideias, nos quais os investidores mantiveram as moedas por anos a fio, mesmo em momentos nos quais a situação parecia mostra o fracasso do projeto e, em alguns casos, o cenário de cálculo foi ainda mais idealizado, considerando a possibilidade de um investidor em um ICO vender exatamente no pico de preço, o que é algo muito raro.

Portanto, por mais que esses retornos possam arregalar os seus olhos, é melhor manter uma perspectiva racional e se lembrar que, na prática, provavelmente a imensa maioria que investiu nesses ICO’s vendeu a preços bem menores, provavelmente realizando apenas um módico lucro de algumas poucas vezes o seu capital. Além disso, para cada ICO que se torna um projeto bem sucedido e de longo prazo também há pelo menos dezenas de outros que são um fracasso total e só fazem o dinheiro dos investidores escoar pelo ralo, isso claro, quando não são pura e completa fraude, algo relativamente comum em se tratando de ICO’s. Por isso é necessário sempre estudar bem o projeto, entender a tecnologia e se certificar da seriedade dos fundadores daquela criptomoeda antes de investir em um ICO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *